Os coronavírus são micróbios cuja aparência remete para uma coroa, daí o prefixo “corona”, que vem do latim. São uma família de vírus, dos quais sete (incluindo o mais recente) podem provocar doença no ser humano, manifestando-se através de sintomas semelhantes aos de uma gripe.
O novo coronavírus, detetado em dezembro de 2016 na cidade chinesa de Wuhan, já provocou milhares de mortes e cada vez existem mais pessoas infetadas em todo o mundo.
Mas existem efeitos positivos e inesperados associados ao surto do novo coronavírus, um deles é a melhoria da qualidade do ar.
É um facto que as restrições impostas devido à pandemia do COVID19, resultaram num declínio significativo do consumo de combustíveis fósseis e na redução de gases com efeito estufa que contribuíam negativamente para a qualidade do ar e que influenciavam as alterações climáticas.
O mundo está a emitir menos um milhão de toneladas de dióxido de carbono por dia com a quebra no consumo de petróleo devido à pandemia de covid-19,
A Agência Europeia do Ambiente (AEA) confirmou “grandes reduções” de poluentes atmosféricos na Europa, devido às medidas de contenção da covid-19, e diz que em alguns locais a redução foi para metade.
Aquela agência afirmou também que as reduções, em particular de dióxido de azoto (NO2), se devem à redução de tráfego e de outras atividades, especialmente em cidades com medidas de contenção.
Em Lisboa, os níveis médios de NO2 (poluente emitido especialmente pelos transportes rodoviários) caíram 40% numa semana.
De referir as vantagens e desvantagens a nível ambiental:
Vantagens
Menor consumo de combustíveis fósseis;
Redução da emissão de gases com efeito estufa;
Desvantagens
Aquisição exagerada de bens contribuindo para a produção de desperdício alimentar;
Consumo exponencial de materiais em plástico descartável contribuindo para o aumento da produção de resíduos, muitos não recicláveis;
Aumento de produção de lixo urbano.
Coronavírus 5 possíveis efeitos negativos
https://www.youtube.com/watch?v=UOkA2sBugf8&feature=emb_logo
Comments