top of page
  • Carolina Afonso

Novas oportunidades de negócio

Atualizado: 31 de mai. de 2021

Nas últimas semanas o mundo dos negócios ficou virado do avesso, com muitas empresas a fecharem as portas e a serem obrigadas a enviar as equipas de trabalho para casa (como é o nosso caso). Sendo que nós (SITE.PT) somos uma empresa com processos de produção praticamente digitais, pois todos os serviços que prestamos aos nossos clientes são online, com certeza que vamos continuar a oferecer um serviço de proximidade e qualidade aos nossos actuais e futuros clientes, sendo que nossa política de suporte e apoio ao cliente permanecerá inalterado e com tempos de resposta iguais aos anteriores.

Mas o que irá acontecer aqueles negócios que dependem do seu espaço físico e que não têm um canal online fortalecido? O que irá acontecer aos funcionários que não estão habilitados a trabalhar com ferramentas online a partir de casa, ou aos seus clientes que procuravam os seus produtos e serviços à porta do seu estabelecimento e que agora está fechado!


Em qualquer situação de crise, há os que perdem e os que ganham dinheiro. A pandemia da COVID-19 não foge à regra. Se, por um lado, assistimos à falência de milhões de empresas e ao despedimento coletivo dos seus trabalhadores, por outro lado, novos negócios surgiram e outros rapidamente se adaptaram às necessidades do momento. Identificar qual a demanda do mercado e os nichos que realmente representam uma oportunidade de negócio é a base para todo o empreendimento de sucesso. Tendo em conta o boom digital sem precedentes a que fomos submetidos, conheça algumas das melhores oportunidades de negócio que surgiram durante a crise pandémica.


Educação

O setor de educação foi talvez um dos que maior sofreu com a pandemia. Praticamente todas as escolas e universidades migraram as suas aulas e serviços para um formato online. Apesar do recente regresso às aulas presenciais, muitas optaram por manter este modelo, quer de forma integral (continuando com toda a sua oferta formativa à distância), quer de forma híbrida (complementando algumas das aulas presenciais com aulas online). Na verdade, dificilmente o ensino presencial voltará a ser a única oferta disponível.

Neste contexto, diferentes oportunidades de negócio surgiram. Desde a realização de aulas particulares, explicações ou sessões de tutoria remotas, à capacitação de professores e alunos no uso de ferramentas de suporte à aprendizagem (e.g., Zoom, Google Drive, Trello). Pense nos conhecimentos que pode ensinar a outras pessoas e comece já a oferecer este tipo de serviços. Algumas das áreas com maior demanda são, por exemplo, a saúde e o bem-estar, a alimentação, os negócios e a informática.

Tecnologia

Para os que dominam a tecnologia, são muitas as oportunidades de negócio no meio desta crise. Basta pensar que um grande número de empresas acelerou o seu processo de transformação digital, necessitando para isso de pessoal qualificado nesta área. Em especial, destacam-se os serviços de desenvolvimento web e mobile (e.g., criação de websites, aplicativos móveis), de consultadoria e marketing digital (e.g., gestão de redes sociais, escrita criativa, apoio ao cliente), e de assistência virtual (e.g., gestão de tarefas, pesquisa e seleção de informação, consultadoria).

Saúde

Sem grandes surpresas, a pandemia criou uma enorme demanda por suprimentos médicos. Muitas empresas na área do vestuário, por exemplo, passaram a confecionar máscaras de proteção. Outras, no setor das bebidas e alimentação, focaram-se na produção de álcool gel, sabão líquido e/ou outros produtos de higienização pessoal. Adicionalmente, profissionais como nutricionistas e psicólogos começaram a realizar consultas online com os seus pacientes. Muitos deles precisarão de assistentes virtuais que os ajudem nas demais tarefas, como a utilização das ferramentas tecnológicas, a angariação de novos pacientes, a gestão das suas redes sociais, etc.

Entregas

Uma outra oportunidade que tem sido fonte de rendimento para muitas pessoas trata-se do serviço de entregas ao domicilio. Imagine ter alguém que possa fazer compras por si e entregá-las em sua casa. Já pensou no conforto que isso oferece? Este é um setor transversal a muitos outros, como por exemplo a restauração, os bens alimentares, e a própria saúde. Inclusive, muitas destas empresas (e.g., restaurantes, supermercados, farmácias) passaram a focar-se totalmente no seu serviço de entregas, em detrimento da venda direta ao público.

Nota final

Se tenciona começar a trabalhar como freelancer, oferecendo os seus serviços de forma remota, leia aqui o artigo que preparámos para si sobre o tema.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

COVID 19- PANDEMIA

A pandemia de COVID-19, também conhecida como pandemia de coronavírus, é uma pandemia em curso de COVID-19, uma doença respiratória causada pelo  coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2  (S

Coronavírus - O Surto

No dia 31 de dezembro de 2019 a OMS (Organização Mundial da Saúde) foi informada da ocorrência de um surto de pneumonia de causa desconhecida na China. As autoridades rapidamente procuram perceber a c

Título 1

bottom of page